Para de ligar. Isso me irrita. Quer me rastrear? Bota um chip na
minha…! umas reticências aqui, porque que ninguém é obrigado. A simples
existência de uma letra de música como essa [sim, música] possibilita o
desabrochar de energias políticas que são capazes de criar alguns duelos
completamente relevantes. [tipo rock x funk no facebook].
Porém, é claro que a mídia não se baseia somente nisso. Exemplo, nos
últimos 10 anos, um celular se transformou numa ferramenta cotidiana tão
útil e ao mesmo tempo tão inútil que chega a ser incrível. Essa
tecnologia muda completamente os padrões de vida que conhecíamos [Era
digital e tal]. Os desejos mudam junto com as tecnologias, assim como
qualquer outro estímulo cultural que venha se manifestar de maneira a
impulsionar uma nova forma de lidar com os elementos que a cultura
proporciona através da mídia.
NO ENTANTO, também proporciona novas formas de vigilância e controle,
tal como o Grande Irmão [sdds Orwell]. Entendam, a mídia proporciona
mais técnicas de ocultação de manipulação social do que qualquer outro
veículo imaginável. Como? Simples, é só ir sábado pra balada enquanto a
galera começa a dançar e isso claramente vai manter as pessoas bem
guardadas dentro dos confins de seus centros de entretenimento. Também
em suas próprias casas assistindo um filme ou escutando uma música
legal. Isso é claro, bem longe dos centros políticos e das ações
políticas de massa. [prova disso? UMA PORRADA DE UNIVERSIDADE EM GREVE E
TÁ TODO MUNDO FALANDO DA NOVELA]
Mr.Catra
Essa mídia cultural é constituída basicamente por: cinema, rádio,
revistas, histórias em quadrinhos, propaganda etc. Só que a industrial
cultural só se consolida com o advento da televisão, a partir disso, se
dissemina a cultura veiculada pela mídia. Assim, a cultura é
transformada em mercadoria, fazendo com que, essa nova categoria de
executivos da indústria cultural tentem produzir coisas populares, que
vendam, e que claro, percorra o rádio e a TV. Atrair a audiência das
massas é o mais desejado, sem que as ofendam, é claro. Agora, o conceito
de “MASSAS” não se trata do povão. Se trata de massas MESMO, de muita
gente; pobre, rica, branca, negra, o que for. Isso vem da necessidade de
vender, não só pra uma classe, pra todas.
A industrial cultural acabou por criar duas categorias quase sem
querer. A música do povão, e a música popular brasileira [que de popular
não tem nada que não seja o nome]. Dizer que a música sertaneja e o
funk são gêneros do “povão”, é completamente estereotipado. A maioria da
galera que eu conheço que escuta isso, dirigem carros que custam mais
que a minha casa. Elitizar um estilo musical fazendo-o ser Cult, nada
mais é que uma construção da mídia pra tentar vender em grupos,
determinados tipos de mercadoria. Assim, promovendo o interesse de
classes que controlam esses meios de comunicação. E é ai que entram o
Mr. Catra e a banda Restart. Não estou fazendo apologia a ninguém, mas,
percebam a diferença quilométrica entre esses dois extremos. Enquanto o
Catra a dita “putaria”, o Restart traz o seu alegre happy rock.
Pra entender isso é preciso que se contextualize tudo de modo
diferente dentro da esfera do discurso que permeia as letras, o modo de
se vestir do cantor e as duas forças sociais que disputam espaço entre
si. Tudo para que se crie um foco na personalidade do artista, e claro,
que ele venda com base nisso. Hoje o que a mídia veicula substitui a
família, religião, escola, gostos próprios, valores morais, pensamentos e
produz modelos prontos de identidade, moda e comportamento. Vê-se muita
gente brigando pelo rock de hoje e o rock de ontem, pela “putaria” que o
funk veicula ou pela apologia à bebida e à transformação do corpo da
mulher em mercadoria pelo sertanejo universitário.
Restart
Porém, deve-se levar em conta todos os aspectos que permeiam essa
cultura na forma de mídia. Quando o Catra canta as putarias dele, ele
basicamente explicita um modo de vida que alguém teve um dia, ou ele
mesmo tem hoje, e que por ser “maneiro” [pra ele]VENDE.
O rock antigo é “careta” pra garotada pré-adolescente. Falar do amor
não correspondido com 12 anos de idade é muito mais legal hoje, já que a
novela, filmes e o bendito do facebook, mostram, que quando se tem 12
anos, a coisa mais legal do mundo é namorar [depois eles crescem e
descobrem que jogar videogame é muito melhor haha].
Tudo é baseado em contexto, tudo tem um propósito, assim como eu já
comentei no texto sobre o sertanejo universitário. PORTANTO, Mr. Catra e
Restart nada mais são do que culturas midiáticas necessariamente
PEDIDAS. Sim, a galera pediu por isso, assim como Luan Santana e outros.
Nada surge de supetão [nunca usei essa palavra], tudo tem um contexto
longo o suficiente pra criar uma ruptura e mudar conforme os novos
conceitos sociais necessitam que essa nova cultura se insira e aja com o
objetivo que lhe foi designado, seja vender, ou seja controlar.
É claro que precisa-se, também, levar em conta o lado artístico. As
motivações artísticas de cada cantor etc, mas, como esse não é o tema do
post, citei-o só pra não dizerem que não falei das flores. Porque o
objetivo é mostrar que todos, de certa maneira, estamos ligados ao
mercado. Uns num nicho, outros em outro .Uns numa maior intensidade,
outros numa maior. Mas todos estamos.
Pois então, sinto muito amigos, pois por mais que torçamos o nariz
[eu também] para Mr.Catra e CIA, esse tipo de conteúdo jamais vai deixar
de existir se não conseguirmos fazer com que o nosso “ser social” peça
por uma cultura que agrade de um modo geral.
Fonte:
Leia Original aqui
Por fim algumas perguntas surgem aos menos a mim surgiu..
Músicos escrevem geralmente sobre suas experiencias de vida
logo temos que assim como os "músicos" acima citados escrevem
só podemos nos perguntar em que sociedade vivemos e que tipo de arte
temos consumidos e reproduzido pois de minha parte acho todo estilo e opinião validos. desde que expressem culturalmente valores que melhoram o ser humano e não o coisificam o catalogam ou o transformam em meros "homo-sapiens" guiados por extintos,desejos primitivos como Sexo,Violência enfim pequenos prazeres que a cada dia são vendidos mais e mais afim de nos distrair de nós mesmos por fim fica a reflexão.
"que você consome de arte tem lhe feito enxergar sua Realidade..
se tem essa é a realidade que você quer viver ."